Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Fusões no Cinema

Sobre

A revista “Fusões no Cinema, além de conter os trabalhos mais relevantes do simpósio homónimo, terá artigos de cinefilia e formação técnica de autores convidados. Pretende-se com esta publicação, além de marcar o evento e difundir seus resultados, marcar em resenha o ano cinematográfico nacional na perspectiva de vários cinéfilos, cineclubistas e críticos de reconhecido valor no meio cinematográfico nacional.

Além da secção principal, com artigos propostos sobre cinema: arte e educação, a revista é composta por duas secções adicionais: a recensão cinéfila, olhando-se à cinematografia contemporânea e bibliografia associada e a formação técnica, com o objectivo criar uma relação mais evidente entre o desenvolvimento tecnológico, no domínio do processamento de imagem e som, com o cinema e as possibilidades abertas para o desenvolvimento de novas expressões cinematográficas. 

Esta publicação surge devido ao espaço vazio no âmbito da difusão especializada da cinefilia focada na produção nacional, do maior fomento à literacia fílmica junto da generalidade do público e de uma aproximação do desenvolvimento tecnológico nacional  ao campo artístico.

Ler Mais

Notícias

  • 2020-11-27

    Programa da 2.ª Parte do Simpósio: Cinema & Artes

    Nos dias 27 e 28 de novembro, vão ser proferidas comunicações que abordam o cinema feminista na América Latina, os novos públicos e autores e o experimentalismo português. As intervenções de académicos e profissionais do cinema podem, por isso, ser acompanhadas no nosso canal de YouTube.

    O VI Simpósio Internacional “Fusões no Cinema” resulta da organização conjunta do Festival Caminhos do Cinema Português, da Universidade Aberta e da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local, em parceria com o Plano Nacional de Cinema.

  • 2020-11-26

    Simpósio “FUSÕES NO CINEMA” olha o cinema pelas lentas da educação e da arte

    Nos dias 27 e 28 de novembro, vão ser proferidas comunicações que abordam o cinema feminista na América Latina, os novos públicos e autores e o experimentalismo português. As intervenções de académicos e profissionais do cinema podem, por isso, ser acompanhadas no nosso canal de YouTube.

    O VI Simpósio Internacional “Fusões no Cinema” resulta da organização conjunta do Festival Caminhos do Cinema Português, da Universidade Aberta e da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local, em parceria com o Plano Nacional de Cinema.

    PROGRAMAÇÃO DISPONIVEL AQUI.

  • 2020-11-18

    Cinema, Arte e Educação em destaque no VI Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”

    Nos próximos dias 20 e 21 de novembro, Cinema e Educação estarão em destaque na 6a edição do Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”. A realizar online, esta primeira parte do evento conta com organização da Universidade Aberta (UAb), da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) e do Caminhos do Cinema Português, em parceria com o Plano Nacional de Cinema (PNC). Docentes, investigadores, oradores convidados e especialistas analisarão práticas atuais e os novos desafios que se apresentam sobre o papel artístico e educativo do cinema.

  • 2020-09-30

    Call for Papers · 6.ª edição Simposio "Fusões no Cinema"

    Call for Papers

    A 6ª edição do Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”, a decorrer  em Novembro nos dias 20, 21 em Ponte de Lima e 27 e 28 em Coimbra, pretende explorar as dinâmicas da relação entre dois vetores de estudo do cinema: a arte e a educação. 

    O evento, de cariz internacional, é, desde 2015, organizado pelo Caminhos do Cinema Português, em parceria com a Universidade Aberta (UAb), contando ainda como parceiros a Universidade de Coimbra (UC) e o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra.

    Submissões de resumos até 31 de outubro via simposio.caminhos.info